BATERIA DE UTILITÁRIOS

BATERIA DE UTILITÁRIOS

bateria de utilitários: uso correto

bateria para van
bateria para van

Um utilitário normalmente possui motor maior, mais capacidade de carga e até pessoas que um veículo normal, por exemplo um carro de passeio.

Nestas ocasiões o ajuste da bateria adequada para o veículo é feito pela própria fábrica do veículo, optando pelo modelo correto e compatível com o que será utilizado no veículo mais folga para possíveis adicionais instalados pelo consumidor como por um exemplo, rádios, som automotivo e dvd player.

Nestes casos o uso da bateria comum é o suficiente para que não se tenha problemas no futuro. Porém você sabia que alguns veículos veem de fábrica com a configuração de bateria errada? É que você verá hoje e saberá também como solucionar este problema.

Bateria não compatível com o veículo? Como assim?

Apresentaremos um pequeno exemplo que mostrará o que isto significa.

Uma empresa de Aluguel de Vans Luxo adquire uma van modelo x na configuração passageiro e outra empresa do transporte de cargas adquire o mesmo modelo x porém na configuração furgão.

A utilização do veículo para a carga será compatível com o que a fabricante propôs, tendo em vista apenas a instalação de alguns adicionais como som, rádio e ar condicionado para carga.

Em contrapartida na versão para passageiros, vemos o seguinte problema. Os mesmos opcionais foram instalados, entretanto na versão de passageiros há o adicional de transformadores de energia para tomadas 110v, luzes internas e em algumas versões individual por passageiro, tv interna e até mesmo sistema de porta automática.

É visível que a versão de passageiros possui um número de equipamentos maior que a versão de carga, mas qual a real problemática desta questão?

Um maior número de equipamentos naturalmente consumirá mais energia, entretanto em veículo de uso contínuo este problema passará desapercebido, apenas sendo notado a troca constante da bateria devido ao maior ciclo de utilização. Porém quando vamos ao fato de que este veículo permanece funcionando algumas horas por dia e demais ligado ou apenas alimentando os acessórios internos, mais cedo ou mais tarde o mesmo ficará sem carga na bateria de fábrica.

Qual a solução?

Para estas ocasiões nada melhor do que visitar o eletricista de confiança e juntos verificar a possibilidade do uso de uma bateria adicional apenas para os opcionais, e em casos de economia, uma chave geral desligando todos os equipamentos enquanto o veículo permanece desligado.

Alguns veículos utilitários possuem espaço para a inclusão de uma segunda bateria, sendo que nestes casos é necessário apenas comprar o suporte para a instalação da bateria.

Colocar uma bateria de maior intensidade resolverá a situação?

Não resolverá, o veículo fora projetado para recarregar a bateria do veículo após x tempo e o uso de uma bateria maior não resolverá muito a sua situação caso o mesmo funcione poucas horas por dia.

Ao realizar este tipo de troca, deve-se tomar cuidado para incluir no veículo a bateria do modelo correto, evitando assim problemas elétricos no mesmo e consequentemente fugindo da configuração correta de fábrica.

A colocação de uma segunda bateria também deve ser feita apenas por um profissional, visando a não sobrecarga do sistema.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *