Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Bateria Estacionaria ←Guia Completo Sobre Baterias Estacionárias

baterias estacionaria

Se você chegou nesse artigo em busca de informações sobre baterias estacionárias(Ciclo profundo), saiba que chegou ao lugar certo!

Preparamos pra você um superguia com todas as informações necessárias para você se tornar um especialista em baterias estacionárias!

Por aqui, você saberá o que é, pra que serve, onde usar e quais são as melhores marcas de baterias estacionarias disponíveis no mercado atualmente!

Índice – Neste artigo você vai encontrar as seguintes informações

 

O que é bateria estacionária?

A bateria estacionária ou bateria de ” bateria de ciclo profundo”, foi desenvolvida para oferecer quantidade continua de corrente por um longo período de tempo, além de poder ser descarregada completamente por diversas vezes. Em suma, as baterias estacionárias(Ciclo profundo) têm menos energia para arranque(partida), porém elas fornecem energia por mais tempo, pois possuem placas mais grossas e conseguem sobreviver vários ciclos de descarga.

As baterias estacionárias vêm em uma ampla variedade de opções para diferentes tipos de aplicação. Elas são utilizadas para aplicações em que a energia é necessária apenas em um standby ou emergência, pois possuem carga flutuante para que elas possam ser utilizadas ​​sob demanda. 

 Este tipo de bateria é muito utilizada em sistemas de energia solar, telecomunicações, nobreaks, geradores, banco de baterias, equipamento e fontes de alimentação ininterruptas. 

 

bateria estacionario

Bateria estacionária x automotiva: Qual a diferença?

As baterias estacionárias e as automotivas são similares em sua construção, entretanto, elas trabalham de maneiras bastante distintas.

Baterias estacionarias

A principal diferença da bateria automotiva é que ela é produzida com muitas placas em paralelo e de espessura muito fina, capaz de fornecer uma grande corrente por um curto período de tempo, por exemplo, nas partidas de carro.

É importante destacar que as baterias automotivas são feitas para estarem sempre carregadas (função realizada pelo alternador do carro) e fornecer uma grande quantidade de corrente em um curto período de tempo, necessário para dar partida no motor. Quando o motor está em funcionamento, o alternador tem a função de recarregar a bateria totalmente.

Baterias estacionarias

No caso das baterias estacionárias é o contrario. Elas são fabricadas com placas de maior espessura e são utilizadas em aplicações com longos períodos de descarga profundas como, por exemplo, luzes de emergência, painéis solares, geradores e diversas outras aplicações que ocorrem esporadicamente. As baterias estacionárias são construídas com materiais nobres, feitos para durarem muito mais tempo, e por isso são mais caras.

ARTIGO RELACIONADO: Sala da Elétrica – Curso Online de Comandos Elétricos com Certificado

As baterias automotivas não servem para estes tipos de utilização porque não podem ser usadas em longos períodos de descarga, pois as soldas internas foram designadas apenas para um curto período e o contrário pode ocasionar acidentes.

As baterias estacionárias são fabricadas de maneira a economizar no desgaste trabalhando no modo “espera”, e por isso, tem vida útil prolongada que pode chegar até 10 anos.

Há outras diferenças importantes como:

Os pólos de uma bateria automotiva são do tipo cônico que é o padrão usado em carros. Já as baterias estacionárias possuem terminais do tipo “parafuso e porca”, o que facilita a montagem de interligações entre baterias(banco de baterias).

As baterias estacionárias precisam de certificação da ANATEL para serem utilizadas. São testadas e aprovadas em laboratório licenciados antes da sua circulação. Nem sempre as baterias automotivas precisam deste tipo de licença para serem comercializadas no mercado.

Também é importante levar em conta a dispersão dos gases tóxicos liberados pelas baterias automotivas. Ambos os modelos emitem basicamente hidrogênio e vapor de ácido sulfúrico, principalmente durante o processo de carga. Entretanto, nos carros este “vapor” é rapidamente dispersado, pois a bateria fica embaixo do capô separado da cabine dos passageiros.

Já em uma empresa, onde o nobreak geralmente fica dentro da sala dividindo espaço com outras pessoas, isto pode causar sérios problemas de saúde, dependendo da quantidade de baterias e ventilação do ambiente.

Posso usar bateria estacionária no meu carro?  

Como vimos acima, a bateria estacionária é muito diferente de uma bateria automotiva, porém, é sim possível colocá-la em um carro.

Nossa única sugestão é utilizar sempre como bateria de “suporte” para a automotiva, levando em conta que a estacionária pode ser carregada e descarregada diversas vezes mais que uma automotiva.

Ela pode ser usada para energizar o sistema de som do seu carro, por exemplo. Dessa forma, evite, sempre que possível, usar como bateria principal, pois como a estacionária é feita para aguentar uma carga diferente, pode apresentar problemas nos momentos em que você mais precisa do seu carro. Outra questão é a bateria estacionária ser compatível com as características do veículo, assim o carro não sofre qualquer tipo de dano, tudo bem?

Com todos os comparativos que vimos acima, é possivel constatar claramente as diferenças entre os dois tipos de baterias e que uma é feita especificamente para dar partida em motores e manter sempre a carga máxima ou algo próximo a ela, enquanto a outra é feita para ser utilizada durante horas e gradativamente, da mesma forma que baterias de telefones celulares, lanternas, etc. 

Qual é a melhor marca de baterias estacionárias?

Atualmente existem diversas marcas de baterias estacionárias sendo que, as estacionárias Moura e Heliar Freedom são as mais conhecidas e procuradas no mercado brasileiro. Ambas são certificadas pela ANATEL e possuem características específicas para cada tipo de projeto.

Para comprar a “melhor bateria estacionaria” para seu projeto, o ideal é entender a característica do produto e validar qual se encaixa perfeitamente.
Podemos te adiantar que pelo menos para projetos  (SIGFI) sistema de geração de energia elétrica, as baterias mais recomendadas são da linha Moura Clean.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *