Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?

Entenda a diferença entre alinhamento e balanceamento?

Todos nós sabemos que fazer manutenção periódica no carro é fundamental para qualquer carro, já que ela evita que o proprietário passe por situações que coloquem em risco a sua segurança, por exemplo, freios desgastados ou pneus em péssimas condições.

No entanto, quando o assunto é manutenção básica nos veículos alguns motoristas inexperientes não sabem qual a diferença entre alinhamento e balanceamento.

Mas antes de explica para você a diferença primeiramente é importante que saiba o que desalinham e desbalanceiam um carro, geralmente os carros ficam desalinhados e desbalanceados por causa de batidas, obstáculos na rua e excesso de buracos.

Esses problemas acabam afetando diretamente a vida útil das rodas e pneus. Por isso, é importante que o seu carro passe por uma manutenção pelo menos a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Conheça esta loja de pneus.

Observe qual a diferença entre alinhamento e balanceamento

carro com alguns pneus

Abaixo você verá uma explicação simples sobre diferença entre essas duas manutenções básicas do veículo.

Balanceamento

Quando um veículo está precisando passar por um balanceamento, é comum que o motorista do carro perceber que a carroceria e o volante estão vibrando. O procedimento para resolver esse problema equilibrando o conjunto de rodas e pneu é utilizar colante ou clipes específicos, dependendo de cada tipo de problema.

Esses acessórios que são utilizados faz com que o carro rode de forma mais suave sem nenhum tipo de vibração. No entanto o balanceamento é um processo que deve ser feito nas quatro rodas e também no estepe, para garantir que todas as rodas fiquem em condições iguais.

Alinhamento

Quando o automóvel está precisando de um alinhamento de rodas, geralmente o motorista perceber que o volante está com problemas para ficar estável e o carro tende a puxar para um lado. Além de ter dificuldade para voltar o volante é um sinal de desalinhamento.

Na maioria das vezes esse problema é provocado quando o carro passa por buracos, transita em terrenos ruins ou é forçado a passar sobre algum objeto. O alinhamento neste caso serve para posicionar as rodas corretamente, de acordo com as orientações passadas pelo o fabricante do veículo.  Esse procedimento é realizado diretamente na suspensão onde ela passa por alguns ajustes.

O processo de alinhamento das rodas traz alguns benefícios como à garantia que os seja desgastados igualmente, além de proporcionar mais conforto e suavidade na hora fazer balizas.

Deu para entender qual a diferença entre alinhamento e balanceamento? Essa manutenção básica é fundamental para que o motorista tenha uma dirigibilidade melhor.

Além disso, quando o veículo está alinhando e balanceado, os seus pneus passam por menos atrito no solo, sendo assim gastará menos combustível, além de ter uma volante com mais qualidade.

Esses dois procedimentos geralmente são simples e levam em média 30 minutos para ficar pronto. No entanto, é importante que sejam realizados por especialistas que tenham os equipamentos necessários, sendo assim não procure qualquer oficina mecânica para realizar esses reparos no seu veículo. Leia também este artigo.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *